Para aqueles jovens indígenas desenvolvedores e apaixonados por jogos, a chance de brilhar é participando do Hackathon ‘MONHANG’ Game Jam.que acontecerá durante o II Acapamento Inclusivo, entre os dias 13 a 15 de dezembro, na Aldeia Alto do Tambá, em Baía da Traição-PB. Trata-se de uma emocionante competição de desenvolvimento de jogos..
Com o tema: Como projetar a cultura indígena para fora a Game Jan terá dez etapas para sua concretização. Essa é uma oportunidade real para aprimorar as aptidões, expandir os conhecimentos e enfrentar desafios empolgantes que podem estar dentro de um ou mais dos quaisquer espectros e estilos de jogo.: de Game WEB, Game Mobile, Board Game, Game Educativo, etc. A organização é da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba.(SECTIES), em parceria com a Osten Games.
O Hackathon Game Jam terá 10 etapas para sua concretização. A primeira etapa começa pelas inscrições que serão abertas para qualquer pessoa do Estado da Paraíba que queira participar. No entanto, deverão obedecer alguns critérios e pontuações que servirão de filtro para a escolha dos 25 participantes presenciais, e nivelamento das equipes. A preferência é que sejam indígenas, principalmente mulheres, e ter idade a mais de 18 anos. Serão escolhidos cerca de 25 participantes, divididos em 5 equipes.
Para participar basta preencher o formulário disponibilizado no link https://forms.gle/q2oGTagRiCBzt4pH8 com suas informações pessoais e detalhes relevantes sobre sua experiência e habilidades em desenvolvimento de jogos. Queremos garantir que todos os participantes tenham a melhor experiência possível, e entender suas habilidades e interesses nos ajudará a fazer isso. Não é necessário que o interessado seja veterano ou se está apenas começando. O importante é se inscrever.
A segunda etapa está prevista para acontecer entre os dias 9 ,10 e 11 de dezembro e consistirá de mentorias de nivelamento.Os participantes terão acesso a mentorias que irão auxiliá-los no processo da Game Jam. Assim construindo um senso crítico e formativo para que nenhum participante entre completamente sem competências em produção de jogos. Durante estes três dias terão acesso de conhecimentos sobre : gestão e processos criativos; gestão de tempo/projeto game Jam; design Thinking e processos criativos ;game desing- Introdução , princípios básicos e documentação (GDD); programação e ferramentas; Introdução aos algoritmos e lógica de programação; Construct e Unity ;Arte e Design, Pixel art, animação tradicional e cut-out, introdução ao Blender (modelagem 3D).
Abertura oficial do Game Jam acontecerá no dia 13 de dezembro, às 9 horas, com a presença dos organizadores, mentores, participantes e convidados especiais. Nesse momento, será apresentado o nome, o tema e o diversificador da game jam, bem como as regras, os critérios de avaliação e os prêmios. Os participantes também serão divididos em equipes por afinidade e competências.
Após a abertura, começa a largada para a etapa do desenvolvimento. A partir disso as equipes terão 48 horas para desenvolver o seu jogo, seguindo o tema e o diversificador proposto. Durante esse período, as equipes poderão contar com o apoio dos mentores, que estarão disponíveis para tirar dúvidas, dar feedbacks e orientar os participantes. Os mentores também poderão realizar oficinas ou palestras sobre temas específicos relacionados ao desenvolvimento de jogos, como roteiro, arte, programação, sonorização, etc. As equipes poderão trabalhar no local do evento ou em casa. No entanto, elas deverão manter contato com os organizadores e os mentores através de um canal de comunicação online, como Discord, Slack, Telegram ou WhatsApp.
No dia 15 de dezembro será realizada a apresentação dos jogos desenvolvidos pelas equipes. Cada equipe presencial terá 10 minutos para mostrar o seu jogo e explicar as suas escolhas criativas e técnicas. A apresentação será feita para os organizadores, os mentores, os demais participantes e um júri composto por profissionais da área de jogos e representantes da comunidade indígena Potiguara. O júri será responsável por avaliar os jogos de acordo com os critérios estabelecidos previamente pelos organizadores.
Após a apresentação dos jogos, será realizada a premiação das equipes participantes na modalidade presencial com prêmios de participação. Além disso, todos os participantes receberão um certificado de participação e um feedback individual dos mentores sobre o seu desempenho na game jam. Haverá espaço para depoimentos dos participantes sobre a sua experiência na game jam e as suas expectativas para o futuro.
Após a premiação, as equipes terão a oportunidade de submeter os seus jogos a uma plataforma de divulgação feita pela SECTIES- PB, Essa plataforma tem o objetivo de promover e valorizar os jogos criados na game jam, bem como os seus desenvolvedores. Para submeter os jogos, as equipes deverão preencher um formulário online com os dados básicos do jogo, como título, descrição, gênero, plataforma, equipe, etc. Além disso, elas deverão enviar o arquivo executável do jogo ou um link para jogá-lo online.
As equipes vencedoras nas categorias de Originalidade, Relevância, Jogabilidade, Arte, Narrativa e Melhor Jogo receberão uma mentoria de x dias para pós-produção. Essa mentoria consiste em um acompanhamento personalizado dos mentores da game jam, que irão auxiliar as equipes a melhorar e finalizar os seus jogos. Ela abordará aspectos como design, programação, arte, som, narrativa, teste, publicação, etc. A mentoria terá duração de x dias, com encontros online ou presenciais de acordo com a disponibilidade das equipes e dos mentores.
O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.
#cgi.br #nic.br