Para dar visibilidade à diversidade existente entre os povos indígenas potiguara e valorizar a riqueza cultural, o encerramento da segunda edição do Acampamento Inclusivo que acontece entre os dias 13 a 15 na Aldeia do Tambá, em Baía da Traição-PB será com a realização do Festival de Cultura na praça José Barbosa no centro da cidade, com música, feira de artesanato e gastronomia, na noite da próxima sexta-feira(15) de dezembro, a partir das 18 horas. O destaque do evento vai ser com o desfile da beleza indígena. Os interessados e interessadas com idade a partir dos 18 anos podem se inscrever no site do evento ou procurar os organizadores do Acampamento para maiores esclarecimentos.
O evento, pensado para mostrar a beleza indígena, está sendo organizado pela Associação Nacional para Inclusão Digital-ANID e pelas secretarias de Educação e de Turismo da Prefeitura Municipal de Baía da Traição. Conforme a produção, o desfile será competitivo, divertido e com muita descontração. Pois irá ocorrer em duas modalidades onde os participantes e participantes irão passar pela passarela montada no centro da praça com roupas traje passeio e depois com vestimentas tradicionais, onde serão levados em consideração os adereços típicos e pinturas corporais. Os três primeiros lugares serão escolhidos através de pontuações somadas pela mesa de jurados formada por convidados, e receberão premiações.
A Secretária de Educação do município, Fátima Lima enfatizou que este festival de cultura e em especial o desfile da beleza indígena tem o objetivo de fortalecer mais a cultura indígena da população de Baía da Traição, “mostrar a diversidade das aldeias, o reconhecimento da importância delas e delas, na luta diária. Esse evento também será uma forma de mostrar a beleza indígena, mas também de reunir as famílias e dar um basta ao preconceito e a discriminação”.
Josias Viana, secretário de Turismo falou sobre a importância do desfile e da valorização dos povos. “Salve os povos indígenas do nosso município , as etnias que compõem a história, a cultura dos Povos Potiguara e que nos brindará com esse desfile que tem muito significado. É um momento que traz a beleza índigena, mas traz também a resistência, a arte, a cultura e também a sobrevivência”, destaca Josias.
O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). #cgi.br #nic.br