É notório que os jovens têm um importante papel de transformação social na nossa sociedade, e uma das forças motoras para essa transformação é o trabalho. Mas como será que eles enxergam as oportunidades, inclusive a possibilidade do empreendedorismo? É para falar sobre isto que Vinicius Soares, um jovem empreendedor de Baía da Traição irá proferir palestra no Acampamento Inclusivo, no próximo dia 14, às 10h30min.
Vinicius que começou cedo cedo aprendendo telecom quando ainda tinha 15 anos, disse que já via muito conteúdo do assunto na internet e onde eu encontrava ia armazenando e colocando na prática. Ele afirmou que “aos 17 trabalhei 3 meses em um provedor na cidade de Bayeux,depois de 5 a 6 meses dei início a MEGA TELECOM daí pra frente muito trabalho e dedicação fazendo inclusão digital em aldeias e cidades onde atuo”. Ele disse que irá relatar sobre a sua experiência de vida, no sentido de encorajar outros jovens sonhadores a empreender.
De acordo com Vinícius, o caminho do empreendedorismo requer profissionais dispostos a aprender porque iniciar um negócio não é uma tarefa fácil. Existem algumas nuances instigantes e os desafios não são poucos. Lidando diretamente com questões como marketing, liderança, gestão de riscos, planejamento financeiro e tomada de decisões estratégicas. De maneira permanentemente e com a capacidade de desenvolver uma visão multidisciplinar.
"A tarefa é séria e minuciosa, mas não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com muita disposição, planejamento e os conhecimentos necessários, é possível vencer os desafios do empreendedorismo na juventudel. E futuramente, colher os resultados de um trabalho bem executado. Hoje sou Ceo da Mega Telecom, contando com 15 colaboradores, faturamos mais de 1 milhão ao ano e alavancarmos e geramos empregos na região, tenho 25 anos e todos os dias levanto querendo novos desafios”.
O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). #cgi.br #nic.br