Uma das oficinas mais procuradas no acampamento inclusivo é a oficina de Robótica.
O objetivo da atividade é incentivar as crianças, jovens e adultos a pensar de forma criativa, eficiente, lúdica e prática de modo a resolver os problemas de informática. Trata-se de robótica educacional que é uma ferramenta motivadora e já vem sendo aplicada com eficiência nas escolas do município.
Segundo estudos comprovados, a robótica tem causado um impacto pedagógico e oferece um futuro profissional. Na robótica educacional, a metodologia foi idealizada para permitir aos alunos construir o próprio pensamento e conhecimento, por meio de ferramentas computacionais.
Para ministrar esta atividade, foram convidados os professores Ivson Antonio, professor de robótica e estudante do curso de Licenciatura em Matemática e Jardellan Lima professor de robótica educacional e estudante do curso de pedagogia.
Juntos estes profissionais irão focar a oficina no desenvolvimento de projetos voltados para a robótica educacional, “as oficinas são pensadas para pessoas com experiência e vivência na robótica e também para aquelas pessoas que nunca tiveram esse contato, durante as oficinas usaremos kits de montagens para o desenvolvimento dos projetos apresentados e ao fim de cada oficina temos uma grande culminância de apresentação de cada projeto desenvolvido. As aulas são práticas e criativas, sendo assim, cada projeto terá a cara da pessoa que desenvolveu.” Relatou Ivson.
A robótica educacional estimula também o empreendedorismo nos estudantes que se aventuram pela metodologia. Para ser um bom empreendedor, é necessário ter planejamento, atuar com metas, otimizar o orçamento, saber trabalhar em equipe e, claro, “vender” muito bem suas ideias. De acordo com Ivson, essas habilidades fazem parte da rotina dos estudantes de robótica educacional. “Com a realização de torneios de robótica, inclusive, os participantes perdem a timidez, tornam-se mais proativos, e absorvem espírito investigativo com cooperação e diálogo”, enfatizou.
O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID) e pelo Governo do Estado da Paraíba, com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - (NIC.br), que atuam na segurança das redes, na recomendação de padrões técnicos e na coleta de dados sobre o uso da Internet no país.
#cgi.br #nic.br